Deixe um comentário

Nova composição da Câmara reempossa velhos conhecidos

O artigo a seguir foi originalmente publicado no site da Câmara Municipal de Campinas em 2 de Fevereiro de 2015.

Gustavo Petta retoma vaga no legislativo; Luiz Yabiku e Jota Silva assumem cadeiras deixadas por eleitos como deputados federais

02/02/2015

A primeira Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Campinas, nesta segunda-feira (2), será marcada por uma nova composição das cadeiras na Casa. O vereador Gustavo Petta (PCdoB) reassume a vaga que havia deixado em fevereiro de 2014, quando se licenciou para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ronaldo de Souza, que atuou como vereador enquanto Petta era deputado, volta à suplência.

Outros dois novos vereadores, já conhecidos na Câmara, também voltam a atuar no legislativo: Jota Silva (PSB) e Luiz Yabiku (PDT).  Ambos já foram parlamentares em legislações anteriores e assumem vagas deixadas, respectivamente, por Luiz Lauro Filho (PSB) e Roberto Alves (PRB), eleitos deputados federais nas últimas eleições.

A sessão desta segunda também será a primeira presidida por Rafa Zimbaldi (PP), eleito em dezembro passado para o biênio 2015-2016. Outra alteração na composição da Casa de Leis para este início de ano é o fato de o vereador André Von Zuben (PPS) ter assumido como líder de governo.

Conheça um pouco mais sobre os vereadores que assumirão suas cadeiras nesta segunda-feira:

Gustavo Petta (PC do B):

Nascido em Campinas em 26 de dezembro de 1980, Petta é casado e pai de um filho. Sua trajetória política começou nos grêmios dos colégios Pio XII e Aníbal de Freitas. Aos 16 anos foi eleito presidente da União Campineira de Estudantes Secundaristas (UCES). A sua geração foi a responsável pela conquista de 60% de desconto no transporte público para estudantes. Sempre filiado ao PC do B, ingressou no curso de Jornalismo e presidiu o DCE da PUC-Campinas e a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP).

Em 2003, Petta teve o que ele considera uma das suas mais importantes experiências de vida, que foi ser presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 2005, foi reeleito presidente da UNE. À frente dos estudantes brasileiros, ajudou a formular e a aprovar no Brasil o Programa Universidade para Todos (Prouni), durante o governo Lula.

Exerceu também  durante dois anos o cargo de secretário de Esportes e Lazer de Campinas. Inovou em sua gestão, realizou a 1ª e a 2ª Virada Esportiva, implantou ciclofaixas, resgatou para a cidade os jogos universitários, viabilizou a montagem de uma equipe nacional de vôlei e deu início à construção do centro olímpico de alto rendimento.

Em 2008, lançou-se candidato a vereador na cidade de São Paulo e, em 2010, foi candidato a deputado federal, obtendo mais de 60 mil votos e ficando na sexta suplência. De fevereiro de 2014 a janeiro de 2015 assumiu o posto de deputado federal em Brasília e participou da aprovação de leis importantes, como o Marco Civil da Internet e o Plano Nacional de Educação. Eleito vereador com 3.219 votos, Gustavo Petta é um dos mais jovens parlamentares da história da Câmara Municipal de Campinas.  

Luis Yabiku (PDT)

O vereador Luis Yabiku (PDT), 57 anos, assume em 2015 o seu quarto mandato. O parlamentar, que já exerceu a função em outras legislaturas, nasceu em Campinas, é formado em economia pela PUC-Campinas e agente fiscal de rendas concursado da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. É, também, pós-graduado em gestão pública pela mesma universidade.

Yabiku já foi diretor regional da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) e é membro de entidades representativas de colônias japonesas. As ações nessas entidades contribuíram para que o vereador entrasse para a vida pública. O vereador é autor de leis como a que determina o tempo na fila dos bancos, sobre o calçamento ecológico e a criação do sistema cicloviário.

Vida política:
• 1996 – vereador eleito PPB;
• 2002 – concorreu a deputado estadual – 30.106 votos (mas não foi eleito);
• 2004 – vereador eleito – PSDB;
• 2008 – vereador eleito – PDT;
Atuou como relator na CEI – Comissão Especial de Inquérito que investigou as fraudes no recolhimento de IPTU de grandes empresas;
• 2011 – assumiu a Secretaria de Urbanismo e encontrou várias irregularidades. Melhorou os procedimentos dos funcionários, agilizando processos para liberação de alvarás e outros serviços. Embargou e desembargou empreendimentos, exigindo melhorias nas obras e benefícios aos futuros moradores;
• 2012: ficou como 1º suplente da Coligação: PDT / PRB /PMDB com 3.995 votos;
• 2015: assume a sua vaga como vereador, iniciando o seu quarto mandato.

João Jota Silva (PSB)

Nascido em 1º de novembro de 1954 na cidade Iepê-SP, Jota Silva recebeu 2.658 votos nas eleições de 2012.  Radialista, locutor e comentarista, Jota Silva assume em seu terceiro mandato (anteriormente ocupou o cardo de 2000 a 2004/2004 a 2008). Entre as leis de sua autoria estão a criação do programa  `Patrimônio Verde´´, destinado a promover o levantamento e atualização periódica, a cada dois anos, do índice de área verde por habitante de Campinas, e a criação da Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: