Deixe um comentário

Só 13 dos 33 vereadores respondem eleitores

Artigo originalmente publicado no site da BAND
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 15h05 Atualizado em segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 15h05
Juliana Ewers jornalcps@band.com.br

Mais uma vez ficou claro que os vereadores de Campinas estão longe de manter um diálogo com a população. Em 2011, dos 33 parlamentares da Câmara, apenas 15 responderam a dois e-mails enviados pelo Metro com demandas de supostos eleitores. Passaram-se as eleições, a Casa de Leis foi renovada, mas o novo levantamento feito pelo jornal comprova que, de lá para cá, as coisas pioraram: só 13 vereadores se posicionaram em relação às mensagens.

Utilizando os endereços de e-mail disponíveis no próprio site da Câmara, no dia 6 de novembro, Antônio Bandeira, eleitor fictício, enviou um e-mail a todos os parlamentares cobrando ajuda para o bairro Recanto dos Dourados. Em uma segunda mensagem, Benedita Rosa, outro nome fictício, questionava sobre a forma que os vereadores têm cobrado a Prefeitura de Campinas quanto aos problemas na Rede Pública de Saúde. A reportagem aguardou as respostas até o dia 21 novembro – 15 dias depois.

Deram atenção às duas demandas Artur Orsi (PSDB), Carmo Luiz (PSC), Jorge da Farmácia (PSDB) e Paulo Bufalo (PSOL).

No e-mail sobre o Recanto dos Dourados, que poderia resultar em uma simples indicação de pedido de providência ao Executivo, além dos nomes já citados, Carlinhos Camelô (PT) – o primeiro a responder, quatro minutos após o envio do e-mail –, Roberto Alves (PRB), Jorge Schneider (PTB), Tico Costa (SDD), Luiz Cirilo (PSDB) e Luiz Lauro Filho (PSB) se posicionaram. Na mensagem, alguns pediram o telefone do eleitor e outros queriam fotos do local. Parlamentares sugeriram uma visita ao bairro. E houve aqueles que convidaram Antônio Bandeira para uma conversa no gabinete.

Já no caso de Benedita Rosa, o atendimento por parte do Legislativo foi pífio. Somente Edison Ribeiro (PSL), Zé Carlos (SDD) e Luiz Rossini (PV) – que curiosamente não responderam o primeiro e-mail – se juntaram aos quatro parlamentares que também haviam se posicionado em relação à outra demanda. Como o assunto era delicado e considerando que o Legislativo é formado em sua maioria por vereadores da base, as respostas foram bastante políticas. E, bem como no primeiro e-mail, não faltaram pedidos de contatos e visitas à Casa de Leis.

Entre poucas respostas e muitos silêncios, algumas coisas chamaram a atenção, a começar pelo vereador Thiago Ferrari (PTB), que em setembro deste ano, em entrevista ao Metro, justificou o não uso da cota trimestral de correspondências porque seu eleitorado prefere as redes sociais e o e-mail. Ele não respondeu a Antônio Bandeira e nem a Benedita Rosa. “Eu respondo periodicamente todas as solicitações que chegam até mim. Elas vêm para todos do gabinete. Vou apurar o que aconteceu”, afirmou o petebista ao saber da reportagem. No dia seguinte, o parlamentar ainda reforçou: “Recebemos sim, e já demos andamento no pedido. Não havíamos respondido antes porque não havia o parecer da prefeitura para passar para os munícipes.” No levantamento de 2011, Ferrari havia respondido às duas solicitações feitas.

O vereador Tico Costa, que só se posicionou sobre o caso do Recanto dos Dourados, afirmou que optou por não responder sobre os problemas na Saúde porque pensou que se tratava de um “e-mail político”. No entanto, disse que acompanha os e-mails. “No meu caso, não são tantos assim. Há mais pessoas que ligam ou vêm pessoalmente aqui.”

Em 2011, o vereador Zé Carlos não havia respondido a nenhum dos e-mails. Desta vez, respondeu pelo menos a Benedita Rosa. E mandou até fotos dele com o Secretário de Saúde Carmino de Souza, comprovando que tem se empenhado para tentar solucionar o problema.

Em 2011, Orsi também respondeu aos dois eleitores fictícios. Na mesma época, o Professor Alberto (PR) deu retorno aos e-mails, enquanto que, na edição deste ano, não respondeu às queixas. Campos Filho (DEM), hoje presidente da Câmara, não respondeu em 2011 e nem em 2013.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: