2 comentários

Relatório da atividade parlamentar de Zé Carlos, Vinicius Gratti, Tico Costa e Thiago Ferrari (01-09/13)

A análise da atividade parlamentar a seguir é de autoria de Tiago Arena.

Após as considerações iniciais no meu primeiro artigo, passarei a analisar as preposições dos vereadores que ficaram sob minha responsabilidade.
Para isso levarei em conta o primeiro ano do mandato atual. Faço uma análise só das Leis propostas, considerando que as indicações são, apesar de prerrogativa do cargo, pedidos de cumprimento de obrigações do executivo, as moções opiniões e os decretos legislativos estão sendo utilizados só para conceder títulos de mérito. Deixando claro que essa é uma análise do que foi produzido pelos vereadores na Câmara Municipal, pois não conheço meus vereadores pessoalmente, não conheço os trabalhos sociais desenvolvido pelos mesmos e não conheço a vida pregressa deles. Tenho conhecimento que devem existir opiniões diferentes e as respeito, mas acredito que ao final, e após verificar as preposições no site da câmara, vocês entenderão os motivos do artigo anterior.

Zé Carlos:
O campeão de proposições, esse vereador quer mostrar trabalho e encher os olhos de quem só vê números e não conteúdo. Me pergunto se ele sabe sobre todos os projetos que ele encaminhou e olha que a análise é só sobre esse ano. Ele fez tanta coisa que não consegui distinguir o que presta do que não presta. A maioria dos projetos tratam de direito do consumidor e dias comemorativos, mas o problema nem é esse, o problema é que são projetos sem necessidade e já disciplinados em outras leis. E o pior é que se fizer uma análise dos anos anteriores encontrarei uns 10 (dez) projetos sobre o mesmo assunto.

Vinicius Gratti:
Apresentou alguns projetos dos quais quero chamar a atenção para 3 (três). Dois deles por tratar de leis que eu particularmente não sei porque existem, pois criam semanas sobre um assunto e só. O vereador instituiu a semana do urbanismo e a semana contra o sedentarismo. Ora, criar Leis que instituem “semanas” é fácil, quero ver propor leis que regulem o crescimento urbano e melhorem a vida das pessoas e que efetivamente combatam os problemas urbanos que são tantos. Quero ver propor leis que regulem a quantidade de venenos que consumimos, a quantidade de locais para exercer esportes, etc.

A outra lei de autoria do vereador é sobre a autorização de criação de cozinha e banheiro nos pontos de táxi regularmente inscritos. Concordo com o vereador em relação a posição que todo trabalhador tem o direito de exercer sua profissão de uma forma digna, mas basta ver a localização dos pontos de táxi em Campinas para ver que essa Lei não ajuda em nada, ou se ajuda, pode causar um problema maior. Me pergunto: – Vão criar dois cômodos no meio da praça? Como?
Acredito que temos outras várias alternativas para esse problema, basta usar um pouco de criatividade.

Tico Costa:
Ao contrário do meu outro adotado, esse aqui não produziu muita coisa. Passou o ano e o mesmo só fez dois projetos legislativos, um instituindo o “linhão da balada” e outro que dispõe sobre a divulgação de listagens de pacientes que aguardam por consultas em especialistas, exames e cirurgias na rede pública do município de campinas.

O primeiro projeto em meu entender é completamente desnecessário, como justificativa o vereador dispõe que a ação reduziria os acidentes de trânsito. Eu já vejo por outro angulo pois há um implícito incentivo ao maior consumo de bebidas, que pode gerar violência e vandalismo. E o que eu acho mais estrato é que esse projeto foi feito por um empresário do seguimento de bebidas e Presidente da Associação dos Distribuidores de Bebidas do Estado de São Paulo (Adibe). Realmente esse vereador “nunca abandonou seus amigos” como ele mesmo se define no site da câmara.
O outro projeto parece interessante, mas não sou da área de saúde de Campinas para dizer se essa lista ajuda a resolver algum problema ou torna-se mais um complicador no atendimento. Se alguém do setor quiser opinar será legal.

Thiago Ferrari:
Esse vereador fez vários projetos de leis, e nesse primeiro ano do mandato apresenta muita preocupação com a área de saúde, tanto de seres humanos quanto de cães e gatos. Os temas dos projetos são: controle de pragas na rede municipal de ensino, instituição de hospital veterinário, triagem em pronto socorro, adoção de leito hospitalar, alerta no caso de gestante usuária de drogas, disponibilização de exames por meio eletrônico e meia entrada para os profissionais da área de saúde em locais de entretenimento e cultura. Aparentemente são projetos interessantes, mas o que me deixa em dúvida é de onde surgiu tanto interesse repentino na área de saúde? Será que esse interesse é algo legítimo ou uma posição que vai de encontro ao momento em que essas questões estão em evidência? Será que se a maré virar esse interesse some e vai para outro tema da “moda”?

Anúncios

2 comments on “Relatório da atividade parlamentar de Zé Carlos, Vinicius Gratti, Tico Costa e Thiago Ferrari (01-09/13)

  1. Para esclarecimento tenho focado nas ações da saúde por ser o presidente da comissão permanente de saúde e políticas públicas. Sempre tive uma atuação voltada a segurança e para educação, mas sempre me preocupei em ouvir os diversos setores da sociedade. Esse ano com a função de presidente da comissão me dediquei a conhecer as questões da saúde. Estou a disposição para qualquer dúvida sugestão. Att Thiago Ferrari

  2. Muito legal o vereador Thiago Ferrari acompanhar essa página e esclarecer essas dúvidas. Realmente não sabia sobre a presidência da comissão permanente da saúde e políticas públicas. E como disse os projetos são interessantes e agora sei de onde surgiu o interesse. Espero que outros vereadores também acompanhem e esclareçam seus posicionamentos, pois como disse antes não sou e nem quero ser o dono da verdade, na realidade eu quero ser convencido de que estou errado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: