Deixe um comentário

Marcha das Crianças

Artigo originalmente publicado no Correio Popular dia 08 de julho de 2013

Pais e filhos têm seu dia de protesto no Taquaral

Mães organizaram o evento porque não puderam participar, no dia 20 de junho, das manifestações
08/07/2013 – 07h00 | Vilma Gasques
vilma@rac.com.br
Foto: Janaina Maciel/Especial para a AAN

Com faixas e cartazes com reivindicações de melhorias sociais, crianças e pais participaram da caminhada

Com faixas e cartazes com reivindicações de melhorias sociais, crianças e pais participaram da caminhada

Pelo menos 200 pais e crianças participaram ontem de uma caminhada de protesto entre o Parque Taquaral e a Praça Arautos da Paz. As mães organizaram o evento porque não puderam participar, no dia 20 de junho, das manifestações que tomaram as ruas de várias cidades do Brasil por terem filhos pequenos. Então, encontraram uma maneira de fazer sua parte na luta por mudanças no País.

Tudo começou com um grupo de mães blogueiras que se mobilizou nas redes sociais. O manifesto ganhou corpo e no dia 21 de junho cerca de 150 blogueiras realizaram uma postagem e um twitaço coletivo em apoio às manifestações democráticas. Ontem a mobilização foi completa, com os maridos, filhos e cartazes na caminhada. Cada um escreveu uma frase ou um texto com reivindicações que pedem mudanças nas áreas de Educação, Saúde e Segurança, além de endossarem o movimento contra a corrupção.

Todas as informações sobre a caminhada de ontem foram discutidas na conta do Protesto Materno, no Facebook. Uma das organizadoras do evento, a empresária Nathália Jonas, conta que tudo começou nas conversas via web. “E todas as mães queriam participar. Porém, umas não tinham com quem deixar os filhos pequenos no dia 20, que foi o dia da maior mobilização. Mas todas querem protestar pacificamente e pedir melhorias para o País agora e a longo prazo”, destaca.

A concentração de ontem não tinha nenhuma regra sobre o que vestir ou o que levar para protestar. No entanto, a maioria se vestiu de verde e amarelo. “Deixamos todos livres, principalmente por se tratar de crianças”, diz.

Inicialmente, o protesto estava marcado para o domingo passado. Mas por causa da chuva, foi transferido para ontem. Nathália, que é mãe de Joaquim, de 1 ano e 4 meses, acha que esse tipo de movimento é importante para mostrar aos filhos o que o País está buscando nesse momento, e despertar a consciência política nos pequenos, para quando crescerem, também lutarem por seus direitos e serem engajados.

A relações públicas Juliane Zerbinatti, mãe de Catarina, de 1 ano 7 meses, e também organizadora da caminhada, diz que o protesto foi discutido com os órgãos responsáveis para que não houvesse nenhum problema. Integrantes da Guarda Municipal (GM) participaram da caminhada como apoio à ação e uma ambulância do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acompanhou toda a caminhada.

Mãe de Nicole, de 12 anos e de Miguel, de 2 anos e 5 meses, Polyana Pinheiro diz que levou as crianças para o protesto por considerar que esse é um movimento de conscientização que visa melhorias para o futuro deles. “Precisamos envolvê-los nessa luta. Dessa forma eles vão entender e entrar no clima”, analisa.

A profissional de marketing Samantha Batigaglia Alves levou o filho Leonardo, de 1 ano e 8 meses para a passeata. “O meu protesto vai mais para o lado da segurança e contra a violência. Temos que fazer alguma coisa para as crianças não pagarem por isso. O sistema hoje não funciona, e isso é reflexo da falta de investimento em Educação, principalmente. E um sistema de punição que não é eficiente”, analisa.

Outras ações já estão programadas. Nathália Jonas diz que as mães estão organizando uma Carta Aberta para distribuir para a população e uma operação de acompanhamento dos projetos dos vereadores. Quem quiser acompanhar as ações pode acessar a página do Protesto Materno no Facebook, pelo endereço www.facebook.com/protestomaterno,que trata das discussões de vários assuntos. Outra página que pode ser acompanhada é a de Juliane Zerbinatti —www.tudodebebecampinas.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: